O Rito

O rito armênio tem sua origem em São Gregório, o Iluminador, graças ao qual a Armênia em 301 aceitou o cristianismo como uma religião oficial. O rito também data da liturgia dos primeiros séculos, de São Tiago Apóstolo, São Basílio, São João Crisóstomo e as tradições da Capadócia e Antioquia. Mais tarde também teve influência da Igreja de Jerusalém. Nos séculos IV e V, após a criação do alfabeto armênio por São Sahág e São Mesrób , as Sagradas Escrituras e um bom número de obras patrísticas foram traduzidas para o armênio. A língua litúrgica é o armênio clássico. Os armênios são a única Igreja oriental que utiliza o vinho sem adição de água e, como os ocidentais, usam pão sem fermento para a Eucaristia.

Av. Tiradentes 718, São Paulo – SP, Brasil

(11) 3227-6703 | E-mail: contato@paroquiaarmenia.org.br