Av. Tiradentes, 718 - Luz, São Paulo - SP, 01102-000
O Templo

De 1967 a 1970, o P. Clemente Maldjian assumiu a Missão e iniciou as obras de construção da igreja. A criação da Paróquia

Armênia Católica São Gregório Iluminador ocorreu em 13 de fevereiro de 1969.

Álbum das obras de construção da igreja São Gregório Iluminador, 1967-1969

Em maio de 1976, a igreja foi consagrada sob a invocação de São Gregório Iluminador. A consagração foi feita pelo Núncio Apostólico, Dom Cármine Rocco.  Em 1981, foi criado o Exarcado Apostólico Armênio da América Latina e, D. Vartan assumiu como seu primeiro bispo.

Em 2015, o templo foi elevado a Catedral devido a designação da cidade de São Paulo como sede do Exarcado Armênio.

As celebrações litúrgicas são realizadas no rito armênio, um dos cinco ritos orientais.

O templo armênio possui três partes. A primeira, tendo o piso bastante elevado, é o chamado lugar santo, onde se encontra o altar para a celebração da santa Missa.

Uma cortina vermelha separa essa parte de outra, a segunda, onde se encontra a pia batismal e o legio para a leitura da Bíblia. É o lugar de realização dos sacramentos.

No altar principal, se encontra, como em toda igreja armênia um artístico ícone da Nossa Senhora, Nossa Senhora de Narek, simbolizando a encarnação do Filho de Deus, Jesus de Nazaré.

A terceira parte é a nave, que acolhe os fiéis e ocupa quase toda a extensão da igreja.

O teto, artisticamente adornado com gesso, acolhe vinte e três belas e grandes telas coloridas, pintadas à mão e que narram, de forma cronológica a vida de Jesus, desde a Anunciação até a Ressurreição.

Os vitrais representam vários Santos e Santas da Igreja Armênia, sempre contendo também belos adornos armênios em vidros coloridos. Esses vitrais possuem iluminação externa, permitindo um belo efeito nas celebrações noturnas.

Todo esse maravilhoso conjunto artístico é obra do pintor nascido na Armênia, Gagik Vardanian.

A Catedral Armênia Católica é dedicada a São Gregório o Iluminador, apóstolo da Armênia.

quadro A
Quadro de São Gregório localizado na Catedral.
Quadro que narra a conversão do Rei da Armênia ao Cristianismo, no ano 301.

Catedral Armênia, São Paulo

A Fachada da Catedral foi reformada em 2015.

Gagik Vardanian
Fonte Bastimal

De 1967 a 1970, o P. Clemente Maldjian assumiu a Missão e iniciou as obras de construção da igreja. A criação da ParóquiaArmênia Católica São Gregório Iluminador ocorreu em 13 de fevereiro de 1969.

Paróquia Armênia Católica - Densenvolvido por Webinfor Soluções em TI