Av. Tiradentes, 718 - Luz, São Paulo - SP, 01102-000
NOSSO BISPO

Dom Paulo León Hakimian:

Dom Paulo é o segundo bispo católico armênio para América Latina e foi nomeado pelo Papa Francisco, em 4 de julho 2018, sendo ordenado em 29 de setembro, pelo Patriarca dos católicos armênios, Gregório Pedro XX, em Roma. O novo Exarca sucede a Dom Vartan Waldir Boghossian, que esteve à frente da Igreja Católica Armênia no continente por 37 anos e teve seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo Papa Francisco em julho deste ano. O novo bispo também foi nomeado para a Eparquia dos Católicos Armênios da Argentina, com sede em Buenos Aires.

Lema Episcopal:

Nossa Senhora Aparecida:  Padroeira do Brasil onde está a sede do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina

Nossa Senhora da Luján: Padroeira da Argentina, onde está a sede da Eparquia Nossa Senhora da Narek.

Pirâmides do Egito e Sagrada Família:  Terra onde seus pais se conheceram e formaram família; aí nasceu.

Bastão Sacerdotal e episcopal: Símbolos do pastor como sacerdote e bispo.

Cruz Armênia: Cristo cabeça da Igreja, deu sua vida pela salvação da humanidade.

Cachos de uva:  o sangue derramado por Cristo se une ao dos nossos mártires do Genocídio de 1915.

Amor e Misericórdia: em ambas as gráficas: Duas luzes do evangelho que o guiarão na missão de pai e pastor.

Biografia de Dom Paulo Hakimian:

Filho de Levon Hakimian e Salma Assalian, Dom Paulo nasceu na cidade do Cairo, no Egito, em 11 de novembro de 1953. Ali completou seus estudos primários no Colégio De La Salle Brothers. Em 1967, aos 13 anos, foi para a Argentina com sua mãe e irmã, onde se encontravam seus avós maternos e tios. Em Buenos Aires concluiu seus estudos escolares e mais tarde chegou a trabalhar por cinco anos no Banco Boston, na capital argentina. Em 1976, depois de sentir o chamado ao sacerdócio, Dom Paulo entrou no Pontifício Seminário Armênio Levonian em Roma, onde estudou Patrologia e Liturgia Armênia e na Universidade São Tomás de Aquino concluiu o bacharelato em Filosofia e Teologia com especialização em Pastoral Social. Em 14 de agosto de 1981 foi ordenado sacerdote na Festa da Assunção da Virgem, por Dom Hovannes Kasparian, então Arcebispo de Bagdá dos armênios, na Catedral Armênia Católica de Nossa Senhora de Narek, em Buenos Aires. Após sua ordenação, ele retornou a Roma para completar seus estudos na Universidade São Tomás de Aquino. Em agosto de 1982, finalmente, ele retornou a Buenos Aires, onde exerceu o seu sacerdócio como vigário da Paróquia Nossa Senhora de Narek. Em 1985, enviado ao Brasil, serviu por dois anos na paróquia armênia de São Paulo. Durante esse tempo, juntamente com Dom Vartan, fez visitas pastorais às comunidades armênias na Venezuela, México, Chile e Uruguai. Retornando à Argentina, ele serviu como protosincelo (vigário-geral) na eparquia armênia. Em 2002, foi nomeado administrador patriarcal da eparquia armênia do Egito, cargo que ocupou por nove meses, até ser enviado novamente ao Brasil. Em março de 2005 foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Narek e capelão do Colégio Armênio Mekhitarista de Buenos Aires. Em 04 de julho de 2018 foi nomeado Bispo dos Armênios Católicos da América Latina, tendo feito sua ordenação episcopal em 29 de setembro de 2018, em Roma.

Dom-Paulo-León-Hakimian_-Oficial

Missa de Posse de Dom Paulo León Hakimian no Exarcado AP. Armênio - BR

Veja na integra a Santa Missa de Posse de Dom Paulo León Hakimian no Exarcado Apostólico Armênio da América Latina, realizada em 21 de outubro de 2018, em São Paulo, Brasil. A missa foi transmitida ao vivo no Facebook por celular e também gravado alguns trechos. Por isso, haverá imagens com melhor qualidade e outras com menor resolução.

De 1967 a 1970, o P. Clemente Maldjian assumiu a Missão e iniciou as obras de construção da igreja. A criação da ParóquiaArmênia Católica São Gregório Iluminador ocorreu em 13 de fevereiro de 1969.

Paróquia Armênia Católica - Densenvolvido por Webinfor Soluções em TI