Você está visualizando atualmente Festa da Igreja Armênia católica reúne mil pessoas em São Paulo

Festa da Igreja Armênia católica reúne mil pessoas em São Paulo

Festa da igreja armênia católica reúne mil pessoas em São Paulo

Por Sidinei Fernandes

A Comunidade Armênia Católica de São Paulo celebrou neste domingo (9), a festa de seu padroeiro, São Gregório Iluminador. As festividades foram realizadas na Catedral Armênia Católica, que fica na Av. Tiradentes,718, no bairro da Luz, na Capital Paulista.

A programação começou com a Santa Missa em rito armênio, às 10h30, presidida por Dom Paulo León Hakimian, bispo dos armênios católicos da América Latina. Participaram da cerimônia o clero da comunidade, religiosos e autoridades civis, dentre as quais, a Cônsul-Geral Honorária da Armênia em São Paulo, Hilda Diruhy Burmaian.

Dom Paulo iniciou sua homilia agradecendo aos presentes e destacou que o momento era para celebrar “dois nascimentos”:  A Festa de Pentecostes e o Nascimento do Cristianismo no ano 301.

“O primeiro nascimento na Festa de Pentecostes, o nascimento da igreja. Os apóstolos estavam reunidos com a Santíssima Virgem Maria, quando de repente apareceram línguas de fogo e um vento que fez com que os Apóstolos, que estavam com medo ainda dos Judeus, abriram-se as portas e saíram para fora da sala de reunião, para anunciar a ressureição de Jesus Cristo. Nos falamos que é a festa do querigma. O querigma é o anúncio de que Jesus verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos.

Foi o dia em que a igreja começou a sua missão de anunciar o evangelho. Quer dizer, que a Igreja nasceu como missionária. Quer dizer que todos nós que fazemos parte da igreja, porque somos batizados, porque estamos dentro da igreja, toda a Igreja Cristã que acredita em Jesus Cristo, filho de Deus, que veio para resgatar o homem da morte e do pecado”.

E prosseguiu falando sobre o nascimento do Cristianismo.

“O segundo nascimento foi no ano 301, quando nasceu o Cristianismo dentro do povo armênio. Quando nos celebramos a festa de São Gregório ‘O Iluminador’, não é só a festa daquele que converteu o povo armênio ao Cristianismo, mas é o nascimento da Igreja Cristã.  Não pode existir um armênio que não seja Cristão.” Ressaltou Dom Paulo

Após a Missa, cerca de mil pessoas participaram da festa junina no pátio da igreja. Dom Paulo deu boas vindas ao público que lotou a área coberta.

O Cardeal ODILO SCHERER, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, esteve presente.

“​ Aqui eu venho com muita alegria para saudar Dom Paulo Dom Vartan e a todos vocês na festa de São Gregório, festa da comunidade armênia católica aqui em São Paulo. Minha saudação a todos vocês, bom almoço, boa festa, bom divertimento e que Deus abençoe a todos”. ​

Estavam presentes ainda o Dom Nareg Berberian, Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil; Pastor Roy Abrahamian, da Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo, Reverendo Arcipreste Boghos Baronian e Arcipreste Yesnig Guzelian, ambos da Igreja Apostolica. Além de representantes de entidades e associações armênias.

O Grupo de Danças Armênias Narek de Buenos Aires foi a principal atração cultural do evento e encantou os visitantes. O evento teve ainda bingo, dezenas de barracas de comidas típica e bazar de roupas e calçados.