Av. Tiradentes, 718 - Luz, São Paulo - SP, 01102-000
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Exarcado

No mês de dezembro de 1981 tiveram início as atividades do Exarcado Apostólico Armênio da América Latina. Há muito tempo as Comunidades armênias católicas do Brasil, Argentina e Uruguai desejavam ter um Bispo próprio. Vários pedidos foram apresentados a Sua Beatitude, o Catolicós Patriarca que enviou dois visitadores patriarcais, S. E. Dom Cirilo Zorabian e Dom Krikor Laekian.

Finalmente no dia 3 de julho de 1981 SS. João Paulo II criou o Exarcado e nomeou primeiro Bispo Exarca Dom Vartan Waldir Boghossian que foi ordenado na catedral armênia de Buenos Aires, sede internacional do Exarcado.

Em 1989, a Argentina se tornou uma Eparquia (diocese) à parte, separando-se do restante da América Latina, mas tendo também Dom Vartan como bispo. Com a criação da nova Eparquia, o Exarcado ficou sem uma sede própria. Mas a paróquia brasileira se tornou um local de referência, embora não oficialmente. Em 22 de novembro de 2015, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, emitiu um decreto constituindo a sede do Exarcado na capital paulista.

O Exarcado Armênio possui comunidades no México, Venezuela, Brasil, Uruguai e Chile. Estima-se que na América Latina haja 30 mil fiéis católicos armênios, sendo 16 mil na eparquia Argentina e os 14 mil restantes no Exarcado Apostólico da América Latina. Destes, 7 mil vivem no Brasil, concentrados especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Bula papal de criação do Exarcado, original em latim.

Congregação para as Igrejas Orientais, como do venerável irmão Hemaiag Pedro XVII, Patriarca de Cilícia dos Armênios, e do seu Sínodo, bem como, ainda, de quaisquer interessados, Nós, após a devida ponderação, com o supremo poder que nos compete, instituímos o Exarcado Apostólico para os fiéis de rito armênio, residentes em todas as partes da América Latina e dos Estados Unidos Mexicanos. Aconselhamos que sejam eleitos como Consultores Exarcais aqueles que, juntamente com o Conselheiro, possam prestar assistência ao Prelado, na administração dos negócios. Constituirão a mesa exarcal as contribuições espontâneas dos fiéis ou os tributos das paróquias ou das rendas que, com o tempo, foram adquiridas pelo Exarcado além dos subsídios concedidos pela Congregação para as Igrejas Orientais e pela Administração do Patriarcado, no início.

 Quanto aos adolescentes que por desígnio de Deus sentirem vocação para o sacerdócio, determinamos que sejam enviados ao Seminário Menor armênio a ser erigido pra receberem a devida formação e para serem iniciados no sacerdócio.

Desejamos que a presente Constituição tenha vigor no presente e no futuro, nada obstando em contrário. Dado em Roma, junto de São Pedro, em 3 de julho de 1981, terceiro ano do nosso Pontificado. (Assinado) Cardeal Agostinho Casaroli, de Relações Públicas da Igreja, Marcello Rossetti, Protonotário Apostólico e a chancela do Papa João Paulo II.”

História da criação do Exarcado:

1º Bispo do Exarcado

Dom Vartan nasceu aos 27/02/1940 em Penápolis – SP. Filho de Ardaches Boghossian e de Olga Scudeller Boghossian; é o segundo de seis irmãos. Como membro da Congregação Salesiana, cursou os estudos secundários e filosóficos em Campo Grande – MS; no Instituto Internacional Salesiano em Roma, estudou a teologia, onde foi ordenado sacerdote aos 26/12/1966.

Biografia de D. Vartan Valdir Boghossian

https://www.paroquiaarmenia.org.br/boletim-paroquial-60/

Acompanhe nosso Facebook

De 1967 a 1970, o P. Clemente Maldjian assumiu a Missão e iniciou as obras de construção da igreja. A criação da ParóquiaArmênia Católica São Gregório Iluminador ocorreu em 13 de fevereiro de 1969.

Paróquia Armênia Católica - Densenvolvido por Webinfor Soluções em TI