Você está visualizando atualmente Nota de Falecimento Sua Beatitude GREGÓRIO PEDRO XX GHABROYAN

Nota de Falecimento Sua Beatitude GREGÓRIO PEDRO XX GHABROYAN

ԱՐԺԱՆԴԻՆԱՀԱՅՈՑ ՍՈԻՐԲ ԳՐԻԳՈՐ ՆԱՐԵԿԱՑԻ ԹԷՄԻ ԱՌԱՋՆՈՐԴԱՐԱՆ եւ ՀԱՅ ԿԱԹՈՂԻԿԷ ԵԿԶԱՐԳՈՒԹԻՒՆ ԼԱՏԻՆ ԱՄԵՐԻԿԱՅԻ

EPARQUIA ARMENIA SAN GREGORIO DE NAREK DE BUENOS AIRES y EXARCADO APOSTOLICO ARMENIO PARA AMERICA LATINA

Charcas 3529 – (1425) C.A.B.A. Tel.00-54-11 4824-1613 – [email protected]

Comunicado de Falecimento

Sua Beatitude GREGÓRIO PEDRO XX GHABROYAN

Catolicós Patriarca da Cilícia dos Armênios Católicos,

No dia 25 de maio de 2021, às 12h15 em Beirute, Líbano, partiu para a Casa do Pai, aos 87 anos de idade e 6 anos de Catolicosado.

Krikor Ghabroyan nasceu em Alepo (Síria) em 1934. Estudou no Institut du Clergé Patriarcal de Bzommar (Líbano), e posteriormente no Collège des frères maristes de Jounieh, no mesmo país. Completou sua formação na Itália, no Colégio Pontifício Armênio Leoniano de Roma, e realizou estudos de pós-graduação em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Regressou ao Líbano e foi ordenado sacerdote em 28 de março de 1959.

Depois de ordenado, foi professor na escola do Mosteiro de Bzommar, e posteriormente, tornou-se diretor da Escola Secundária Armênia Católica Mesrobiana em Bourj Hammoud.

Em 1977, foi eleito bispo titular de Amida dos Armênios (Amidenus Armenorum) e exarca apostólico na França. Sua ordenação episcopal, pelo patriarca Hemaiag Pedro XVII Ghedighian, ocorreu aos 13 de fevereiro desse mesmo ano. Aos 30 de junho de 1986, foi nomeado bispo de Sainte-Croix de Paris, cargo que permaneceu até 2013.

Aos 24 de julho de 2015, foi nomeado patriarca (Catolicós) da Cilícia e primaz da Igreja Católica Armênia pelo Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Armênia, e referendado pelo papa Francisco. Como é costume na Igreja Católica Armênia, escolheu o nome de Pedro (Bedrós), como homenagem à adesão desta Igreja à Sé Apostólica.

Seu sepultamento será no sábado, 29 de maio de 2021, na Catedral Armênia Católica de Beirute.

São Paulo, 25 de maio de 2021.

+ D. Pablo León Hakimian

Exarca Apostólico Armênio para a América Latina