Você está visualizando atualmente Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Faleceu na Armênia, em 15/02/2021, sua Excia. Revma Dom NECHAN KARAKEHYAYAN, 89 anos, pároco durante seis anos na Paróquia S. Gregório Iluminador, de 1978-1984.
A celebração de exéquias acontece em Gumri.
Rezemos por seu eterno descanso.
A Paróquia S. Gregório Iluminador sempre guardará com gratidão o seu testemunho pastoral de fé e amor pelos armênios nascidos no Brasil.

DOM NICHAN KAHAKEHAYAN

Um grande apóstolo

No dia 16 de fevereiro deste ano de 2021 fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de Dom Nichan Karakehayan.

Faleceu na cidade de Gumri, segunda cidade mais importante da Armênia e sede do Ordinariado Armênio Católico da Europa Oriental.

Tinha 89 anos e muito bem vividos!

Mons. Nichan é um eclesiástico muito conhecido e querido pela nossa Comunidade armênia católica do Brasil. Foi por quase seis anos pároco em São Paulo e responsável por todos os armênios católicos do país. Encerrou sua atividade entre nós para assumir um cargo eletivo no seu Instituto Patriarcal de Bzommar, no Líbano.

Foi uma pessoa apostólica, agradável, responsável e cheia de inciativas. Preocupou-se muito com a fé e a armenidade de seus paroquianos. Fez muitas melhorias na sede da Paróquia Armênia Católica São Gregório Iluminador de São Paulo.

Transpirava armenidade! Tinha também um bom relacionamento com as Igrejas armênias irmãs, reunindo-se periodicamente com seus líderes.

Dom Nichan serviu em muitos lugares e com dedicação a Igreja Armênia Católica. Foi em 1988 nomeado Administrador Apostólico, e logo em seguida Ordinário, dos armênios católicos da Grécia, seu país de nascimento. Em 2002 o Sínodo da nossa Igreja o nomeou bispo da nossa eparquia de Isfahan, no Irã.

A partir de 2005 o encontramos na Armênia, na nossa sede episcopal de Gumri, realizando a importante, grande e difícil missão que lhe foi confiada novamente pelo Sínodo: arcebispo responsável pelos armênios católicos dos quinze países que formavam a antiga União Soviética. Além de realizar um grande apostolado, teve uma grande visão de futuro, adquirindo propriedades e espaços que permitiram grandes realizações feitas por ele e por seus sucessores.

Devido à idade avançada o Santo Padre aceitou sua renúncia canônica em 2010, aos 78 anos.

Mesmo sendo arcebispo emérito continuou trabalhando como Administrador Apostólico da Grécia e como Administrador Patriarcal do Irã.

Agradeçamos a Deus a vida de monsenhor, de Dom Nichan e sua frutífera presença entre nós. Quantos casamentos por ele abençoados, crianças batizadas e doentes atendidos! Quantas casas e famílias visitadas e abençoadas, quantas pessoas reconciliadas com Deus pela Confissão!

Seus restos mortais foram transferidos para o Líbano e repousam agora no cemitério do seu Convento de Bzommar, sede do Instituto ao qual pertencia.

Elevemos nossas orações pelo seu eterno repouso; que Deus lhe dê a recompensa do servo fiel.

Rezemos também para que o Senhor da messe continue suscitando operários, sacerdotes apostólicos e dedicados como Dom Nichan Karakehayan.

Dom Vartan Waldir Boghossian

Bispo emérito dos Armênios Católicos da América Latina

Testemunhos:

Triste notícia. Que descanse em paz.
Por ocasião quando  foi pároco da igreja São Gregório, foi a mesma de quando minha mãe estava nos últimos meses de vida e ele levava diariamente a sagrada comunhão para ela”  Família Chahestian

“Fico muito triste com esta notícia, ele foi meu guia espiritual quando esteve no Brasil. Que Deus lhe dê o descanso eterno” (Jaqueline B. Sarian).

Pároco bondoso e paciente

“Com grande emoção, tomamos conhecimento do falecimento do querido Padre Nichan Karakehayan.

Temos lembranças inesquecíveis de sua presença durante os anos de 1980 na condução da nossa Paróquia São Gregório Iluminador. Com muita devoção, bondade e paciência, ele não media esforços para atrair a nossa coletividade, notadamente os grupos de jovens.

Ele foi de uma presença muito especial em nossa família, quando ocorreu o falecimento da minha irmã caçula Marie-Louise que perdeu a vida num acidente em 25 de fevereiro de 1982, com 39 anos, em missão de trabalho por conta da Unicef na África, em Moçambique. Em nossa volta da África, ele concordou de celebrar a missa com a exposição da urna com as cinzas, e em seguida benzê-la no cemitério. Soubemos que teve que pedir autorização especial dos seus superiores, sendo que a Igreja ainda não havia permitido essa conduta. Ele foi de uma extrema bondade e paciência no nosso luto. Um ano mais tarde, ele batizou a nossa filha Marie-Isabelle e tenho um álbum inteiro da celebração.

Durante anos, permanecemos em contato com o nosso querido Padre Nichan por correspondência, ou pelas notícias de D. Vartan; sabíamos que ele estava adoentado nos últimos tempos. Agora, ele está com Deus e todos os que partiram e o estimavam, entre eles o meu marido”.

Elizabeth Oundjian Branco