Festa da igreja armênia católica reúne mil pessoas em São Paulo

Por Sidinei Fernandes

A Comunidade Armênia Católica de São Paulo celebrou neste domingo (9), a festa de seu padroeiro, São Gregório Iluminador. As festividades foram realizadas na Catedral Armênia Católica, que fica na Av. Tiradentes,718, no bairro da Luz, na Capital Paulista.

A programação começou com a Santa Missa em rito armênio, às 10h30, presidida por Dom Paulo León Hakimian, bispo dos armênios católicos da América Latina. Participaram da cerimônia o clero da comunidade, religiosos e autoridades civis, dentre as quais, a Cônsul-Geral Honorária da Armênia em São Paulo, Hilda Diruhy Burmaian.

Dom Paulo iniciou sua homilia agradecendo aos presentes e destacou que o momento era para celebrar “dois nascimentos”:  A Festa de Pentecostes e o Nascimento do Cristianismo no ano 301.

“O primeiro nascimento na Festa de Pentecostes, o nascimento da igreja. Os apóstolos estavam reunidos com a Santíssima Virgem Maria, quando de repente apareceram línguas de fogo e um vento que fez com que os Apóstolos, que estavam com medo ainda dos Judeus, abriram-se as portas e saíram para fora da sala de reunião, para anunciar a ressureição de Jesus Cristo. Nos falamos que é a festa do querigma. O querigma é o anúncio de que Jesus verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos.

Foi o dia em que a igreja começou a sua missão de anunciar o evangelho. Quer dizer, que a Igreja nasceu como missionária. Quer dizer que todos nós que fazemos parte da igreja, porque somos batizados, porque estamos dentro da igreja, toda a Igreja Cristã que acredita em Jesus Cristo, filho de Deus, que veio para resgatar o homem da morte e do pecado”.

E prosseguiu falando sobre o nascimento do Cristianismo.

“O segundo nascimento foi no ano 301, quando nasceu o Cristianismo dentro do povo armênio. Quando nos celebramos a festa de São Gregório ‘O Iluminador’, não é só a festa daquele que converteu o povo armênio ao Cristianismo, mas é o nascimento da Igreja Cristã.  Não pode existir um armênio que não seja Cristão.” Ressaltou Dom Paulo

Após a Missa, cerca de mil pessoas participaram da festa junina no pátio da igreja. Dom Paulo deu boas vindas ao público que lotou a área coberta.

O Cardeal ODILO SCHERER, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, esteve presente.

“​ Aqui eu venho com muita alegria para saudar Dom Paulo Dom Vartan e a todos vocês na festa de São Gregório, festa da comunidade armênia católica aqui em São Paulo. Minha saudação a todos vocês, bom almoço, boa festa, bom divertimento e que Deus abençoe a todos”. ​

Estavam presentes ainda o Dom Nareg Berberian, Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil; Pastor Roy Abrahamian, da Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo, Reverendo Arcipreste Boghos Baronian e Arcipreste Yesnig Guzelian, ambos da Igreja Apostolica. Além de representantes de entidades e associações armênias.

O Grupo de Danças Armênias Narek de Buenos Aires foi a principal atração cultural do evento e encantou os visitantes. O evento teve ainda bingo, dezenas de barracas de comidas típica e bazar de roupas e calçados.